O Efeito Pão de Forma

Efeito pão de forma.

Profissional Pão de Forma: É quadrado, tem o miolo mole e é fácil de embrulhar.

Há algum tempo me preocupo com a formação de novos profissionais por meio de receitas prontas de sucesso, apresentadas em livros com belas capas, títulos de efeito, mas de pouco conteúdo, que lotam prateleiras e habitam salas de espera em aeroportos.

Essas receitas criam aquilo que chamo de Efeito Pão de Forma, porque tendem a formar profissionais quadrados, de miolo mole e fáceis de embrulhar. Certamente, elas funcionam mais para o sucesso dos seus autores, livrarias e editoras do que para os seus muito leitores.

Não estou dizendo que não existam entre essas obras algo que realmente possa contribuir com aqueles que buscam aprimorar seus conhecimentos. Tampouco vou cair no lugar comum e propor alguma receita mágica ou o passo a passo para evitar essas “armadilhas”.

Inclusive, o que tenho a recomendar é contraditório: leiam tudo! Mas, façam isso com senso crítico e nunca só parar estar dentro do assunto da moda ou por causa “daquela” lista dos mais lidos.

Por minha própria experiência afirmo que existem frases que fazem valer centenas de páginas. Desconfio do pensar pronto e procuro buscar verdades e não conforto. Se há algo que impulsiona a humanidade isso é a duvida.

Não descarte nenhuma possibilidade, pois, o conhecimento pode se apresentar mesmo em conversas informais. É bem possível que uma “grande lição” possa ser aprendida com um profissional mais experiente para o qual você tenha colocado a tarja de antiquado ou mesmo para o novo profissional que antes de qualquer oportunidade foi pré-classificado de inexperiente.

E, principalmente, em tempos de internet, não confunda acesso à informação com conhecimento. Saber usar o Google não faz de você especialista em todos assuntos do seu acervo.

__________________________________

A expressão “Profissional Pão de Forma” me foi apresentada pela primeira vez por quem chamo de guru e amigo, o Sr. JMB, profissional de mente brilhante e inquieta, de trajetória marcada pela ética e elegância, a quem muito devo pela generosidade de compartilhar comigo essa e muitas outras pérolas.
__________________________________

Rodrigo Campos .:. Atua como consultor, executivo e empreendedor no mercado de Tecnologia da Informação desde 1993 e em gestão empresarial desde 1998.

___________________________________

Licença Creative Commons

Esta obra de Rodrigo Campos está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License

Etiquetado , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: